http://www2.uol.com.br/historiaviva/conteudo/materia/materia_80.html
Somos ou não somos racistas?
Uma das perguntas que devemos fazer para refletir até que ponto ainda estamos presos a condição de colônia.
Como pensar sobre diferenciar raças, se existe apenas uma? Como dimensionar diferenças pelo fenótipo ou até genótipo, esta nem visíveis a olho nu?
É necessário questionar as nossas reações, as atitudes que resulta do nosso contato com o outro, o diferente de nosso cotidiano.
Pensar em nosso comportamento fica muito simples quando observar o outro que é racista, intolerante, mas é a nossa postura?Será que não somos ou não dizemos?Ou ainda já agimos com preconceitos, pois olhamos para o outro com julgamentos. A pergunta que melhor nos cabe é “aonde guardamos o nosso racismo, o nosso preconceito”? Somos etnocêntricos por excelência e costume, não acreditamos que o outro tem bons costumes ou educação, ou saiba se comportar em sociedade.
Repensemos sobre o que achamos: assumirmos e não disfarçar com bandeiras, frases, costumes devido a uma tendência, aflora à hipocrisia, precisa-se diálogos para não ficar preso a intolerância e ao preconceito e assim ficar uma país após séculos se perguntando: SOMOS OU NÃO SOMOS RACISTA?
http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/forms/default.aspx
quarta-feira, 25 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário